segunda-feira, 11 de maio de 2009

Revolucão no Armazenamento de Dados

A evolução dos discos removíveis é impressionante, imagine que em pouco tempo o DVD, que desbancou o CD, já está sendo passado para trás pelo Blu Ray e pelo HD-DVD. E acredite, estes últimos devem ser os últimos representantes dos discos de dados como conhecemos, a nova geração será capaz de ler e gravar dados holograficamente. Já não se trata mais de alguns gibagytes, mas sim de até 3,9 TeraBytes e a uma velocidade espantosa de 1 GB/s. Conheça o HVD (Holographic Versatile Disc) e seja bem vindo à nova geração de discos holográficos!

Já faz algumas décadas que a tecnologia da gravação de dados holográficos é conhecida pela ciência, mas uma série de fatores fazem com que ela se torne inviável para fins comerciais. No entanto, algumas empresas vêm apostando no desenvolvimento desta tecnologia, visando a sua implementação no mercado dentro de pouco tempo.

O sistema HVD utiliza dois feixes ópticos para criar os dados tridimensionalmente. Alinhar estes feixes em um custo viável comercialmente foi o primeiro grande desafio. Finalmente encontrar um equilíbrio entre a alta tensão utilizada nos lasers e um material compatível para o disco colocou mais algumas pedras no caminho desta nova tecnologia. Contudo, ela finalmente estará ao alcance de todos em alguns anos e promete revolucionar os discos que conhecemos atualmente.

É bastante óbvio que a verdadeira revolução dos vídeos em alta definição está por conta do HVD, os demais discos são apenas aperfeiçoamentos de tudo que já existe. Se o mínimo que um disco destes é capaz de armazenar são 300 GB, com um aproveitamento de espaço maior, a sua capacidade pode a incríveis 3,9 TB com velocidade de leitura de 1GB/s.

Imagine todas as imagens registradas por satélite em alta definição da superfície do planeta, assim com as do Google Earth. Todas elas poderiam ser armazenadas em apenas 2 discos desta capacidade. Em matéria de filmes, um único disco destes pode armazenar até 11.900 horas de vídeo em uma qualidade equivalente a dos DVD´s atuais, isto dá quase um ano e meio de filme.


Fonte: http://www.baixaki.com.br/info/1665-o-que-e-hvd-.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário