Irei falar sobre três disciplinas do curso (Ciência da Computação), abordando um pouco sobre a ementa, por que as acho interessantes.
Começaremos por falar de Programação Imperativa, é interessante porque é a primeira matéria que o aluno tem contato direto com computação, é nela que muitos decidem se vão continuar ou vão desistir, alem de se aprender "como o computador pensa".
A matéria tem como ementa: Noções fundamentais: algoritmos, notação e programas. Identificadores, constantes, variáveis e atribuição. Tipos primitivos de dados e tipos derivados. Operadores, funções e expressões. Instruções condicionais, incondicionais e de repetição. Estilo de programação estruturada de programas. Representação de dados na forma de vetores, matrizes, registros e conjuntos. Procedimentos, funções e passagem de parâmetros. Ordenação por seleção e método da bolha. Recursividade. Noções de arquivos em programação. Ponteiros. Uma linguagem imperativa (por exemplo, Pascal ou C). Algoritmos numéricos e não numéricos para a solução de problemas de baixa complexidade. Aplicações. Modularização de programas. Padrões de codificação.
Iremos falar agora de outra matéria fundamental para o curso, Programação Orientada a Objeto, é interessante porque é uma área que vem crescendo no mercado de trabalho, sendo muito solicitada, alem de ser outro nível de programação (com referencia Programação Imperativa).
O curso trás como ementa: Fatores de Qualidade do software. Técnicas de modularização e decomposição de software. Tipos abstratos de dados. Paradigma de programação orientado a objetos. Referências e Ponteiros. Classes e instâncias. Tipos e Subtipos. Herança e reuso de código. Mecanismos de Classificação: classes abstratas e interfaces. Vinculação dinâmica e polimorfismo de herança. Tratamento de Exceções. Uma linguagem orientada a objetos (por exemplo, Eiffel, C++, Pascal com objetos ou Java). Classes essenciais da biblioteca padrão da linguagem. Interfaces gráficas com o usuário. Ambiente integrado de desenvolvimento. Padrões de Codificação. Noções de testes. Ferramentas de testes e depuração. Documentação de programas. Noções de padrões de projeto. Aplicações.
E para finalizar iremos falar Informática, Ética e Sociedade, que parece esta fora do contexto do curso, mas é muito importante para a formação de um bom profissional, tendo que ser bem abordada para a formação de um profissional competente.
A ementa dessa disciplina é: A sociedade industrial: organização e lógica de produção. A Era do conhecimento: modernidade líquida e sociedade em rede. O trabalhador do conhecimento e o trabalho virtual. Inclusão social pela inclusão digital. Aplicações das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTIC). Previsões de evolução da computação. Ética profissional. Mercado de Trabalho
Fonte das ementas: http://www.dcomp.ufs.br/index.php/Curriculo2008:_CPadr%C3%A3oCC2008
segunda-feira, 25 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário