segunda-feira, 30 de março de 2009

Lógica, contribuições de Aristoteles, Boole e Frege

Para começar iremos definir o que é lógica. Lógica é uma parte da filosofia que estuda o fundamento, a estrutura e as expressões humanas do conhecimento.

A lógica teve inicio no século IV A.C. com Aristóteles, que estabeleceu um conjunto de regras rígidas para que conclusões pudessem ser aceitas como logicamente válidas: o emprego da lógica leva a uma linha de raciocínio baseado em premissas e conclusões. A obra que Aristoteles que traz esse assunto é a Organun, que foi reunido pelos seus continuadores após sua morte, este livro traz todos os trabalho dele sobre a lógica.

Outro matemático importante, que contribuiu com a lógica foi George Boole. Boole nasceu em Lincoln - Inglaterra. Autodidata, fundou aos 20 anos de idade a sua própria escola e dedicou-se ao estudo da Matemática. Em 1847 publicou The Mathematical Analysis of Logic em que introduziu os conceitos de lógica simbólica demonstrando que a lógica podia ser reduzida a equações algébricas.

E por ultimo temos Gottlob Frege, lógico matemático alemão. Frege foi o principal criador da lógica matemática moderna, sendo considerado, ao lado de Aristóteles, o maior lógico de todos os tempos. O grande contributo dele para a lógica matemática foi o criação de um sistema de representação simbólica para representar formalmente a estrutura dos enunciados lógicos e suas relações, e a contribuição para a implementação do cálculo dos predicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário