segunda-feira, 30 de março de 2009

Lógica, contribuições de Aristoteles, Boole e Frege

Para começar iremos definir o que é lógica. Lógica é uma parte da filosofia que estuda o fundamento, a estrutura e as expressões humanas do conhecimento.

A lógica teve inicio no século IV A.C. com Aristóteles, que estabeleceu um conjunto de regras rígidas para que conclusões pudessem ser aceitas como logicamente válidas: o emprego da lógica leva a uma linha de raciocínio baseado em premissas e conclusões. A obra que Aristoteles que traz esse assunto é a Organun, que foi reunido pelos seus continuadores após sua morte, este livro traz todos os trabalho dele sobre a lógica.

Outro matemático importante, que contribuiu com a lógica foi George Boole. Boole nasceu em Lincoln - Inglaterra. Autodidata, fundou aos 20 anos de idade a sua própria escola e dedicou-se ao estudo da Matemática. Em 1847 publicou The Mathematical Analysis of Logic em que introduziu os conceitos de lógica simbólica demonstrando que a lógica podia ser reduzida a equações algébricas.

E por ultimo temos Gottlob Frege, lógico matemático alemão. Frege foi o principal criador da lógica matemática moderna, sendo considerado, ao lado de Aristóteles, o maior lógico de todos os tempos. O grande contributo dele para a lógica matemática foi o criação de um sistema de representação simbólica para representar formalmente a estrutura dos enunciados lógicos e suas relações, e a contribuição para a implementação do cálculo dos predicados.

domingo, 22 de março de 2009

Perfil

Nunca pensei ao certo o que me levou a entrar na área de programação, mas deve ter sido a certeza antecipada de familiares de que tenho talento para “mexer em computador”. E então, na minha sétima serie, eu já sabia para que curso prestar vestibular. Isso se manteve até o fim terceiro ano, onde devido ao momento que todos dizem ser tão importante, faz você ter duvida se é o que você realmente pretende fazer pelo resto de sua vida.


Ainda não posso afirmar com certeza de que estou no curso certo, comecei a usar computador cedo, antes dos meus 10 anos de idade, e deixei de ser um usuário comum anos mais tarde, quando comecei a realização de cursos.


Aos 17 anos ingressei no curso técnico de desenvolvimento de sistemas, no Centro Federal de Educação Tecnólogo (CEFET), onde estou prestes a me formar. E foi a partir dele que comecei a programar. Gostei muito. Foi um dos motivos de não ter ocorrido mudanças na escolha para o vestibular.


Além do prazer de programar, tem áreas da computação que realmente me interessam, a exemplo de Banco de Dados. Tenho também curiosidades e vontade de realização de pesquisas.

Estrutura UFS

A aula inicial de Fundamentos da Computação foi ministrada pela professora Leila, a qual tratou de alguns assuntos, entre eles a estrutura da Universidade Federal de Sergipe e do curso de Ciências da Computação.


Um dos departamentos citados foi a Divisão de Assuntos Acadêmicos (DAA), que é a entidade responsável pelos assuntos dos alunos, como matricula institucional, solicitação de matricula por matéria, evolução curricular, entre outros. Esse departamento é o mais importante e de maior expressão entre os alunos, mas existem vários outros departamentos, setores e pró-reitorias na UFS.


Na reitoria temos a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantil (ProEst), a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), dentre outros.


Fora da reitoria temos alguns centros, que contem vários departamentos, a exemplo do Centro de Ciências Exatas e Tecnólogo (CCET), que contem alguns departamentos, como o Departamento de Computação (DComp), o Departamento de Matemática (DMat), de maneira que todos os departamentos estão contidos em algum centro.


Como conclusão, falarei sobre o Diretório Central dos Estudantes (DCE), que é a entidade que representa os estudantes da instituição perante alguns órgãos, apesar dos vários conflitos e falcatruas existentes, não sendo apenas responsável pelas festas que ocorrem na UFS, mas sim de tomadas de decisões junto à reitoria e suas extensões, apoiar projetos de estudantes etc.


Em resumo esses são os Centros, Departamentos e Pró-Reitoria que poderão vir a ser de interesse e necessidade dos estudantes.